A prefeitura de San Francisco, nos Estados Unidos, irá homenagear o ativista gay Harvey Milk com um busto em bronze. A inauguração acontece no próximo dia 22, quando Milk completaria 78 anos.
Assassinato há 28 anos, Harvey Milk foi o primeiro homossexual a assumir um cargo político nos Estados Unidos. Ele foi eleito em 1977 e morto a tiros um ano depois pelo seu assessor Dan White.
O dinheiro para construir uma estátua com o rosto do ativista foi levantado pelo Comitê em Memória de Harvey Milk. Foram quatro anos até o objetivo ser alcançado e uma competição nacional foi lançada para definir quem seria o artista que criaria o busto.
A escultura ficará sobre uma pedra, onde será possível ler uma das mais célebres frases de Milk. “Nosso tributo a Harvey Milk já está ultrapassado… é necessário tempo para que seu legado seja comemorado com um lugar de honra e distinção na prefeitura de San Francisco”, disse o prefeito Gavin Newsom em comunicado.
Em breve, a trajetória do ativista será contada em “Milk”, novo filme de Gus Van Sant, cujo elenco conta com os atores Sean Penn e o mexicano Diego Luna, que interpreta Jack Lira, amante e simpatizante político de Harvey Milk.
Leia também: