Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Heaven to Hell: Belezas e desastres

As fotografias sempre provocativas de David LaChapelle têm sido descritas de inúmeras formas. Suas imagens são comparáveis a obras de artistas dos movimentos surrealista, pop art, futurista, barroco e renascentista.

A exposição “Heaven to Hell: Belezas e Desastres” comprova a originalidade e o virtuosismo do trabalho desse norte-americano nascido em Connecticut em 1969 e que deu seu primeiros passos ainda adolescente como fotógrafo da revista “Interview”, editada por Andy Warhol. LaChapelle é autor da última foto de Warhol, tirada dois meses antes de sua morte em fevereiro de 1987.

A mostra fica em cartaz no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura de 23 de janeiro a 5 de fevereiro. A curadora internacional da exposição é Eva Grinstein.

E não são apenas as 25 fotos de LaChapelle que compõe a exposição: serão apresentados no Auditório do MuBE oito videoclips que dirigiu para diversos artistas (Moby, Macy Gray, Jennifer Lopez, Elton John, Gwen Stefani, Christina Aguilera e No Doubt), além de uma versão inédita no Brasil do documentário em longa-metragem “Rize”, que abriu o Sundance Festival em 2005, sobre o movimento sócio-cultural em torno do krumping, uma dança de rua surgida em Los Angeles.

“A chegada desta exposição é a oportunidade de conferir de perto um acervo que se conhecia, em grande parte, apenas dos livros e das revistas em que LaChapelle publica”, explica Chico Lowndes, realizador da mostra.

A mostra fotográfica que vem ao MuBE traz uma apresentação abrangente dos trabalhos de LaChapelle. As imagens dos três livros do artista reaparecem em “Artists & Prostitutes 1985-2005”, uma edição limitada que faz a retrospectiva completa das obras de LaChapelle.

Nos últimos vinte anos, incontáveis estrelas e celebridades estiveram no foco da câmera de LaChapelle. Seus registros fotográficos incluem cantoras pop como Madonna, Mariah Carey, Britney Spears e Christina Aguilera; atores de Hollywood como Ewan McGregor, Leonardo DiCaprio, e Jude Law; e as supermodelos Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Alek Wek e Kate Moss. Ele também fotografou outros artistas renomados, figurinistas e diretores de cinema, como Pedro Almodóvar, Jean Paul Gaultier e Jeff Koons. LaChapelle é ainda conhecido mundialmente por registrar uma série de lindas e arrebatadoras loiras: seus retratos incluem Kim Basinger, Pamela Sue Anderson, Uma Thurman e Courtney Love, além da transexual Amanda Lepore – uma verdadeira fixação e alvo freqüente de seus trabalhos.

Uma seleção de fotos destas celebridades constitui o primeiro grupo da exposição, que contém fotografias variadas, como a de uma voluptuosa Angelina Jolie em um cenário que imita uma fonte de água; do cantor Marilyn Manson cercado por crianças em idade escolar, que se mostram extasiadas com sua aura de loucura gótica; e do estilista Alexander McQueen, imortalizado na figura de uma fervorosa rainha na famosa fotografia tirada em 1996, mesmo ano em que foi eleito o melhor estilista inglês.

O segundo grupo de fotografias apresenta imagens de modelos anônimos, extraídas de trabalhos patrocinados por revistas e marcas comerciais, da qual faz parte uma série feita para a revista Vogue Itália em 2005. Neste polêmico conjunto de fotos, mulheres refinadas e indolentes figuram em cenários catastróficos.

Na terceira parte da exposição, essas características observáveis são conduzidas ao formato audiovisual, por meio da projeção de alguns de seus videoclipes. Jennifer Lopez, Elton John, Gwen Stefani, Moby e Britney Spears estão entre os músicos com quem La-Chapelle vem trabalhando nos últimos anos.

O quarto e último conjunto tem o foco nas suas mais recentes experiências como diretor cinematográfico. No auditório do MuBE, o seu filme “Rize”, que abriu o Sundance Film Festival em janeiro de 2005 e foi exibido em festivais de cinema brasileiros em 2006, será mostrado como parte da exposição.

Veja no álbum algumas imagens que integram a exposição.

Serviço
Belezas e Desastres – Exposição de David LaChapelle
Local: MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) – Av. Europa, 218, Jardim Europa – Tel.: (11) 3081-8611
De 23 de janeiro a 5 de fevereiro – de terça-feira a domingo – das 10h às 19h

Sair da versão mobile