O personagem Ryan Evans, do filme-musical adolescente “High School Musical”, foi simplesmente tirado do armário em “High School Musical on Tour!”, adaptação para os palcos da produção original que segue em turnê pelos Estados Unidos.
No filme, Ryan é conhecido por suas roupas estilosas e, ao contrário dos outros personagens, não tem relacionamentos amorosos. Mas, na adaptação para os palcos, o dramaturgo assumido David Simpatico resolveu deixar a feminilidade de Ryan, interpretado por Bobby List, mais “evidente”.
“Eu queria apresentar Ryan como algo do meu passado, uma versão sobre mim, eu acho – apesar de ele dançar muito melhor que eu!”, disse David ao site AfterElton.com. “No filme, o personagem tem um quê gay. Mas na versão para os palcos, eu o queria mais articulado e eu disse, ‘ei, esse garoto é o que é’. Sim, eu o considero um jovem gay sem a necessidade de dizer que ele é realmente. Eu prefiro dizer isso com seu comportamento e ação. E nós fizemos.”
Na adaptação, Ryan ganha também importância na trama. “Estou orgulhoso de ver que neste show da Disney há um forte personagem gay que na verdade se transforma no herói da história”, afirmou o dramaturgo. E parece que a própria Disney aprovou a idéia. “O pessoal da Disney me deu uma ótima oportunidade de usar outras cores de minha voz e compartilhar com os outros o que eu mais amo no mundo, que é o teatro ao vivo”, contou David.
“High School Musical on Tour!” teve início em julho de 2007 e termina em agosto. O terceiro filme da série estréia nos Estados Unidos em outubro. Para saber mais, acesse www.highschoolmusicalontour.com.