in

Histórica resistência em bar gay contra batidas policiais vira jogo de computador

Você é uma travesti com uma peruca branca, estilo chanel, usando um shortinho verde, uma blusinha amarela, um tamanco salto-alto dourado e uma bolsinha a tiracolo. De repente dois, três policiais partem para cima de você. Alguns deles são robôs disfarçados. Outros vêm com spray de pimenta ou armados com cassetetes.

Quando tudo parece estar perdido, um disco estrobo desce do céu, começa a tocar uma música de fundo e todos os homens vestindo farda começam a dançar. Fazem as coreografias de YMCA, hit do Village People, e rebolam como se estivessem de verdade numa discoteca. Dessa forma é bem mais fácil lutar e acabar com eles.

Bem-humorado. Assim é possível descrever o jogo online Stonewall Brawl, criado pelo cartunista norte-americano Eric Orner em parceria com o designer Jay Laird. A tônica do game é uma homenagem a revolta acontecida no bar gay Stonewall Inn, em Nova York, em 28 de junho de 1969. A data marca o dia internacional  do orgulho LGBT.

A "batalha de Stonewall" é tão importante para o movimento e para a comunidade gay por representar um marco, quando, após sofrerem inúmeras batidas policias, os freqüentadores do bar resolveram resistir às prisões arbitrárias que aconteciam freqüentemente. A cena da resistência e do confronto entre a polícia e os homossexuais deu-se por mais alguns dias.

Laird afirmou, em entrevista ao site AfterElton, que a intenção do lançamento do jogo é "ensinar aos jovens da comunidade LGBT sobre os eventos que são o real motivo para comemorarmos o Orgulho Gay hoje em dia."

Stonewall Brawl está disponível desde domingo (22/06) e pode ser jogado no site Burning Village. Você pode acessá-lo clicando aqui. Além da travesti George’a, descrita no começo da matéria, você pode jogar com outros personagens, como a lésbica Thelma e o gay Rainbo.

Paula Burlamaqui e Lilia Cabral terão romance lésbico em novela

Quem vai dizer tchau?