in

“Hoje eu quero Voltar Sozinho” é a escolha do Brasil para tentar concorrer ao Oscar 2015

O filme "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, é a escolha do Brasil para tentar concorrer a uma vaga dos cinco melhores "filmes de língua estrangeira" do Oscar 2015.

+ Filme ganha "pirada oficial" a R$10

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na Cinemateca Brasileira em São Paulo. Ele concorreu ao lado de 18 filmes brasileiros e venceu.

"É um filme de linguagem universal, com uma história que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo. É um filme extremamente positivo. Trata do tema da homossexualidade com uma rara delicadeza", disse a ministra.

O diretor Daniel Ribeiro comemorou a indicação e  escreveu em seu Facebook: "Maior felicidade do mundo".

+ Ghilherme Lobo é perguntado se é gay e surpreende na resposta

O filme foi escolhido por uma comissão formada ppr especialistas como a coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sylvia Regina Bahiense Naves, o presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL), Orlando de Salles Senna, e o ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza.

A última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com "Central do Brasil". Também concorreram ao prêmio "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que é isso, companheiro?" (1998).

"Hoje eu Quero Voltar Sozinho" conta a história do adolescente cego Léo (Ghilherme Lobo) que se apaixona por um novo colega de escola, Gabriel (Fabio Audi). Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com a mãe superprotetora e a busca pela liberdade.

Os indicados devem ser divulgados no dia 15 de janeiro. A 87ª edição do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.

Assista ao trailer:

Vítima da homofobia, jovem gay de 17 anos é encontrado morto com tiro na cabeça

Candidato a deputado estadual, Todd Tomorrow apresenta 10 propostas para comunidade LGBT