A gordofobia – preconceito com pessoas consideradas acima do peso – é presente em muitos segmentos da sociedade, inclusive entre os LGBT. A história do inglês Stavros Louca, de 34 anos, é a prova de que a cobrança pela estética pode ser cruel.
+ Veja fotos de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg como lésbicas
Com quase 200 quilos, ele afirma que nunca teve um namorado e que é constantemente ofendido por conta de sua aparência.
Disposto a romper barreiras e talvez encontrar um namorado, ele se inscreveu em 2012 no concurso Mr Gay UK, promovido pela revista gay britânica Boyz. E, para a própria surpresa, acabou superando os homens saradões e venceu a disputa.
Durante as eliminatórias, ele conseguiu driblar até mesmo o traje de banho, em que os competidores deveriam desfilar com sungas. Como não havia outro tamanho além de P e M, o inglês colocou a cueca na cabeça para o delírio da plateia.
+ Aluna 9 anos emocionada professor gay ao enviar carta de aceitação
Porém, apesar da vitória, a revista responsável simplesmente ignorou Stavros e noticiou que o segundo candidato – este com o corpo moldado pelo estereótipo de beleza magro, malhado e depilado – é que havia vencido. "Isso significa que eles resolveram que eu não existia", lamenta.
O episódio revoltou os internautas e resultou no documentário Being Stavros, produzido pelo jornal The Guardian, divulgado recentemente.
Diante da repercussão, a organização do concurso pediu desculpas, justificando que não havia representantes oficiais do evento no local e que a decisão da substituição partiu do próprio ex-gerente do estabelecimento.
Agora, Stravos se prepara para protagonizar um ensaio fotográfico com Stuart Hatton, o atual Mr Gay UK, que se ofereceu para sair com ele nas imagens. Ele quer virar a mesa!
Assista: