Em 2013 Cazuza completaria 55 anos de vida. Para homenagear o cantor, que morreu em 1990 aos 32 anos, várias ações estão sendo programadas para o ano que vem.
A principal delas consiste numa série de shows que vão contar com a presença do cantor no palco através de um holograma. A ideia surgiu quando em abril desse ano o cantor Snoop Dogg projetou o rapper Tupac Shakur, que foi assassinado em 1996, durante sua apresentação no festival de Coachella, na Califórnia.
Os shows em homenagem ao cantor terão 90 minutos de duração, sendo que, em 20 deles, a imagem de Cazuza vai interagir com uma banda. As apresentações devem acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
O desenvolvimento do holograma, que será baseado em fotos e vídeos de arquivo de Cazuza, é realizado pela empresa francesa 4Dmotion. São feitas análises do figurino, expressões faciais, gestos e trejeitos do cantor. As imagens utilizadas para o projeto terão como base principalmente os anos de 1986 e 1987, época que antecedeu o período em que Cazuza já estava doente.
A banda que irá acompanhar Cazuza ao vivo será formada por antigos parceiros dele, como George Israel, Arnaldo Brandão, Leoni, Guto Goffi e Rogério Meanda. O grupo deve interpretar 23 canções.
Lucinha Araújo, mãe do cantor, adorou a ideia de ver o filho projetado no palco. "Acho lindo. Como eu e meu marido somos sozinhos, só tivemos o Cazuza, para nós, vai ser como o renascer de um outro filho", disse ela.
Musical e Exposição
Além dos shows, o musical "Cazuza, o Tempo Não Para", baseado no filme homônimo de 2004, será lançado no próximo ano. O projeto é de Sandro Chaim, responsável pelos espetáculos "Tim Maia – Vale Tudo" e "Xanadu". A XYZ é coprodutora da montagem, que tem estreia prevista para julho. A seleção de elenco ocorrerá nos próximos meses.
A obra e a vida do cantor também ganharão destaque no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. A mostra, que tem o apoio da família do artista, apresentará ao público manuscritos, objetos pessoais e passagens da história de Cazuza. A abertura está prevista para junho.