Em meio à polêmica de celebrar o primeiro casamento gay juntamente com 28 uniões héteros, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto, de Santana do Livramento, foi alvo de um ataque homofóbico.
+ Jovem de 18 anos é brutalmente assassinado
O CTG foi incendiado na madrugada de quinta-feira (11).
Ao jornal Zero Hora, uma moradora afirma ter visto quatro homens circularem próximos do local depois que o presidente Gilbert Gisler – mais conhecido como Xepa – sair do Centro. Eles teriam jogado garrafas contendo uma mistura (coquetel molotov) e, após voltarem para o carro rindo, começou o fogo.
+ Tradicionalista recebe ameaça por realizar casamento gay
O incêndio atingiu o palco do espaço, exatamente o local que vai receber os casamentos. O bombeiros conseguiram conter o fogo até 2h30 da madrugada. Equipes da Polícia Civil, perícia e o 2º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar também prestaram socorro.
Xepa não quis dar entrevista, mas pediu para que incentivadores ajudem a reconstruir o CTG. Em seu Facebook, ele escreveu: “Apenas triste, magoado, indignado”. O grupo afirmou que fará de tudo para que os casamentos ocorram na data prevista, neste sábado (13), durante os festejos da Semana Farroupilha
Assista a reportagem local: