Em 2010 um grupo de cinco jovens homofóbicos atacaram um gay com uma lâmpada florescente em seu rosto, causando diversos ferimentos e traumas psicológicos. Após quase 8 anos, o agressores só foram condenados agora a pagar um valor de R$ 25,7 mil cada.
Segundo informações do portal G1, a condenação administrativa foi feita pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania após representação da Defensoria Pública de SP com base em uma lei estadual que prevê punições para pessoas físicas e jurídicas por atos de preconceito por orientação sexual.
A Defensoria levou em conta os depoimentos não só da vítima, mas também de algumas testemunhas, que alegaram que os agressores xingavam o jovem agredido, com frases como “suas bichas” e “vocês são namorados”.
“Diante do teor das declarações, que relatavam que as agressões foram acompanhadas de insultos homofóbicos, o Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade de Gênero da Defensoria Pública pediu a abertura de processo administrativo contra os acusados, nos termos da Lei Estadual nº 10.948/2001”, diz nota do órgão.