Não foram propriamente dois skatistas se beijando, mas sim uma belíssima ilustração de Dea Lellis que remete à ideia de dois homens gays que curtem skate. O desenho foi capa da revista Vista, que comemora a sua 50ª edição.
Como convidado especial, o fotógrafo Fernando Martins Ferreira é quem foi chamado para ser o editor da vez da publicação. Foi dele a ideia de levantar a questão da sexualidade no cenário do skate. Segundo o fotógrafo, a homossexualidade é um tabu enorme nesse universo.
"Só se conversa sobre o assunto pejorativamente. É algo, aliás, muito comum: ver skatistas homofóbicos julgando a todo tempo quem é ou pode ser gay. A capa da Vista é somente uma sugestão. O que as pessoas veem está na cabeça delas. Despertar para isso já é uma conquista", declarou Ferreira em entrevista ao Vine.
Na página da revista no Facebok, a imagem dos dois skatistas dividiu a opinião dos leitores. Alguns chegaram a parabenizar a atitude corajosa da publicação e outros lamentaram o fato de a revista discutir a homossexualidade enquanto, segundo alguns, há outros temas mais pertinentes e interessantes.
Segundo o editor, os skatistas enfrentaram preconceito por anos e justamente por isso não deveriam reproduzir o mesmo padrão de comportamento que sofreram.
"Não adianta se sentir orgulhoso por ter transposto algumas barreiras se logo depois você passa a construir outras. (…) O skatista se acha muito diferente, muito à parte da sociedade, mas reproduz doutrinamentos exatamente iguais a todo mundo. Ele é extremamente homofóbico e machista", completou Fernando Martins Ferreira.
Capa da revista Vista: parabéns pela iniciativa!