A polícia turca reprimiu violentamente os manifestantes que participavam da Parada do Orgulho LGBT em Instanbul desse domingo (28). O que eles não poderiam esperar é que os canhões de água que soltaram sobre o público formassem expontaneamente um arco-íris.
+ Padre e pastor pedem perdão a travesti "crucificada" na Parada
O momento foi registrado por fotógrafo e divulgado no Twitter. "Veja a irônia. Até mesmo a água que a polícia jogou nas pessoas pulverizou e formou um arco-íris. #Pride #IstanbulPride", escreveu uma manifestante na rede social.
Mas apesar do momento considerado "incrível" por quem assistiu, os policiais não se intimidaram e dispararam gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispensar os manifestantes. Pelo menos cinco manifestantes foram presos pela polícia, informou a AFP.
+ Dzi Croquettes retorna a SP com duas únicas apresentações; saiba
A justificativa da agressão policial é que a 13ª edição da marcha LGBT é que o evento deste ano coincidiu com o mês sagrado muçulmano do Ramadã e teria sido proibida. Em outros anos, a Parada não teve grandes incidentes, apesar da homofobia e da transfobia que assolam o país.
Um grupo de civis, nacionalistas e islamistas, se reuniram perto do Istiklal, onde a marcha ocorreu e atacaram jornalistas que cobriam o evento. Mas a policia, contudo, não interveio na agressão neste caso, informaram as testemunhas.
Veja:
Crédito: Ozan Kose (AFP)
Crédito: Ozan Kose (AFP)