in

INSS concede mais de 1,7 mil pensões para casais gays no Brasil

815163

De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, 1.702 casais do mesmo sexo recebem pensão do INSS. A informação foi divulgada pelo diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência Social, Rogério Constanzi.

O dado foi utilizado durante o debate sobre o Projeto de Lei 6297/05, que permite a inclusão como dependente, para fins previdenciários, do companheiro do segurado do INSS. O projeto em discussão equipara na legislação o cônjuge homossexual ao conjugue heterossexual.

Segundo Constanzi, desde 2001 já estão sendo concedidos benefícios aos companheiros de gays e lésbicas. Nessas atribuições, os benefícios são concedidos através de decisões judiciais.

Mas, depois de um parecer da Advocacia Geral da União, O Ministério da Previdência trabalha para que os companheiros de homossexuais passem a integrar a lista de dependentes, desde que comprovada a vida em comum. Assim, eles teriam direito à pensão por morte a auxílio-reclusão.

"A tendência, após a portaria do ministério, é que o número de pensões concedidas aumente", diz Rogério. De acordo com o último senso, o Brasil conta com 60 mil casais gays.

815162

Jungle Party aterrissa em Santos neste sábado com Lorena Simpson

815164

Rebolation: assista ao trailer do novo DVD da Beyoncé