in

Instagram exclui foto de casal gay se beijando por considerar “inapropriado”

O cabeleireiro norte-americano Alberto Guzman se surpreendeu quando foi conferir as curtidas e os comentários da foto de seu casamento com o maquiador Janeiro Boffill que publicou no Instagram no último domingo (29). De acordo com ele, a imagem em que aparece dando um beijo em seu marido foi considerada "inapropriada" pelos moderadores e excluída.

Em entrevista ao site Huffngton Post, Alberto disse que publicou a foto do beijo devido ao Dia do Orgulho LGBT e adicionou a hashtag #gaypride – orgulho gay, em inglês. Pouco depois, ele notou que a imagem foi removida e, após desabafar sobre o ocorrido, contou com o apoio de vários amigos, que manifestaram repúdio ao procedimento da rede social.

Ao tomar conhecimento da repercussão, o porta-voz do Instagram pediu desculpas pelo "engano" e republicou a foto na página do cabeleireiro. Ele explicou que a rede comete "erros ocasionais" quando recebe notificações de outros usuários e que excluiu "erroneamente o conteúdo". Mas que corrigiu a falha assim que foi percebida.

Alberto comemorou a repostagem: "feliz, orgulho gay, nada de errado em ser gay".


O casal: Alberto Guzman e Janeiro Boffil

“LGBT é uma sigla falha”, diz idealizador do Rio Festival Gay de Cinema

Roteirista de Queer as Folk diz que gays não são bem representados na TV