Como ACapa mostrou aqui, uma decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, do Distrito Federal, que acatou pedido da psicóloga Rozangela Alves Justino, abriu precedente que permite profissionais da psicologia realizarem sessões de "cura gay", tratando, assim, a homossexualidade como uma doença.
A decisão causou polêmica nas redes sociais e entre militantes LGBT de todo o país. Alguns internautas criaram um abaixo-assinado repudiando a determinação da justiça. "Este abaixo-assinado visa repudiar publicamente a decisão da Justiça Federal do Distrito Federal, além de exigir dos órgãos competentes as devidas providências", diz o texto. "A homossexualidade não é doença e não precisa de cura", reitera.
Em nota, o Conselho Federal de Psicologia repudiou a decisão da justiça, na qual considerou "uma violação dos direitos humanos" sem "qualquer embasamento científico". Desde 1999, o CFP por meio da Resolução nº 01/99, diz que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio, nem perversão".
Até o fechamento desta matéria, o abaixo-assinado conta com mais de 152 mil assinaturas. Você pode contribuir assinando, clicando AQUI.