Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Irlanda anuncia a realização de referendo sobre o casamento gay em 2015

Antes tarde do que nunca. O governo da Irlanda anunciou nesta semana que um referendo sobre o casamento gay será realizado em 2015. 
 
O primeiro-ministro Alan Shatter comemorou a decisão e está confiante em um resultado positivo quanto a votação. "Estou muito satisfeito que, em resposta a um antigo pedido, o governo concordou em realizar o referendo sobre o casamento homossexual durante o primeiro semestre de 2015", declarou Shatter.
 
Em 2010, uma comissão do governo conseguiu aprovar a lei de parcerias civis para casais do mesmo sexo. No entanto, ativistas LGBTs querem ainda conquistar mais direitos, igualando aos concedidos a casais heterossexuais. 
 
"É mais uma prova de que a nossa sociedade tem evoluído e está se tornando um lugar onde, independentemente de sua orientação sexual, você é tratado como um cidadão comum”, declarou o ativista Jerry Buttime parabenizando a iniciativa do referendo. 
 
Na Irlanda, autoridades católicas já se manifestaram contra a medida. O bispo Denis Nulty declarou que a Igreja participara democraticamente do referendo e “buscará reforços para que o casamento continue sendo uma instituição única e complementar entre um homem e uma mulher para o benefício na educação dos filhos”.
 
Sair da versão mobile