Morreu nessa terça-feira (02/08) o ator Ítalo Rossi, aos 80 anos de idade, em decorrência de complicações respiratórias. Ele está sendo velado no Rio, e o enterro será no Cemitério do Caju.
Ele foi um dos principais atores brasileiros, com extensa carreira no cinema, TV e principalmente teatro. Nos anos 50, Ítalo fundou o lendário Teatro dos Sete, grupo teatral, ao lado de Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Fernando Torres.
Na TV, atuou em novelas clássicas como "Escrava Isaura" (76), "Brilhante" (81) e "Belíssima" (05). Sua última aparição, no entanto, foi em 2008, quando interpretou o tresloucado Seu Ladir no humorístico "Toma Lá Dá Cá".
Seu Ladir era uma "bichona", casado com a síndica do prédio, Álvara (Stella Miranda). O personagem alcançou bastante sucesso popular e tornou moda o bordão "É mara!"
Na vida pessoal, Ítalo sempre foi discreto e reservado. Jamais apareceu com namoradas ou acompanhado de mulheres. Era tratado com respeito e honrarias pela classe artística, que viam nele um dos atores mais talentosos do Brasil.
Ítalo recebeu diversos prêmios importantes de atuação, como o Molière (que ganhou três vezes). Com sua morte, restam no Brasil pouquíssimos atores vindos de uma era pré-TV, quando a arte da interpretação era realmente uma arte e um ofício, e não um trampolim para a fama no mundo das celebridades.