in

Jason Collins, o 1º gay assumido do NBA, anuncia aposentadoria e deixa mensagem

Jason Collins, o primeiro gay assumido a jogar na NBA, acaba de anunciar a sua aposentadoria do basquete. Aos 35 anos, ele estava sem time desde que jogou pelo Brooklyn Nets na temporada passada.

+ Assumidíssimo, Matt Bomer entra na lista dos mais sexy

Em carta à revista Sports Illustrated, ele afirmou que foi "maravilhoso quebrar tabus para o esporte e para os direitos dos gays", além de ser "elogiado pelo público, técnicos e jogadores".

O anúncio oficial será feito no Barclays Center nesta quarta-feira (19), no jogo entre Nets e Milwaukee Bucks. A data e o local foram escolhidos porque Jason Kidd, ex-técnico e jogador do time do Brooklyn, foi fundamental para a sua história.

"Foi Jason que apoiou a minha decisão de me assumir e postou no Twitter: 'A sexualidade do Jason não muda o fato de que ele é um grande amigo e um grande companheiro'".

+ Coaching para gays chega ao Brasil e promete formar "homens mais bem resolvidos"

O atleta afirma que, apesar de não existirem jogadores assumidamente gays, eles existem. "Todo time profissional tem eles. Eu conheço alguns pessoalmente. Quando chegarmos ao ponto em que o atleta gay não conviva mais com o medo de chamar atenção nos tabloides e companheiros, aí sim assumir não terá tanta importância, mas não estamos lá ainda".

Jason jogou pelos Grizzlies, TImberwovles, Wizards, Hawks e Celtics na carreira de 13 anos na NBA com médias de 3,6 pontos e 3,7 rebotes por partida.

Fotógrafo viajou 11 países para registrar homens gays; agora ele está no Brasil

Feriado do Dia da Consciência Negra anima barbudos, parrudos e admiradores