Após dar declarações homofóbicas e ser suspenso de cinco jogos do campeonato nacional do Reino Unido, o jogador de rúgbi Zak Hardaker teve um encontro inusitado na terça-feira (15): ele treinou com a equipe do Manchester Canalsiders, o primeiro time LGBT do país.
+ Jogador de rúgbi é suspenso por declarações homofóbicas
"Ao longo do caminho você aprende coisas novas, e isso é uma das lições que aprendi. O Canalsiders têm sido fantásticos e foram uma coisa boa em meio ao que aconteceu", declarou ele, que joga para o Leeds Rhinos.
Aos 22 anos, Zak afirma que entendeu que tudo o que fala pode gerar ou afetar pessoas. "Eles entenderam que era apenas o calor do momento, e eu sou muito grato pelo apoio. Eu acho que isso tem ajudado a levantar algumas questões, então é ótimo. Aprendi que o que você diz afeta pessoas diferentes".
O jogador ficou suspenso por cinco jogos e, com o time LGBT, fez o último treino antes de voltar a jogar pelo Leeds nesta quinta-feira (17) contra o Castleford Tigers. "Essas cinco semanas foram uma eternidade, mas me deram tempo para pensar. Tenho certeza de que sou uma pessoa melhor agora”.
Zak fez declarações homofóbicas no fim de maio, numa derrota de seu time, o Leeds Rhinos, sobre o Warrington Wolves. Ele chamou o juíz de "bicha".
"Falei apenas no calor do momento"