O jogador inglês Matt Jarvis é capa da edição de janeiro da revista gay “Attitude”. Casado e hétero, Matt surge na capa usando apenas um shortinhos e segurando uma bola de futebol na mão.
O jogador de 26 anos do time West Ham acredita que se um atleta se assumir gay pode melhorar seu desempenho dentro de campo.
“Você sempre tem algo sobre o que está preocupado em sua cabeça e, se você deixar isso ir embora, então pode se concentrar em somente um objetivo”, disse Matt sobre os jogadores que estão dentro do armário.
Ele acredita que esses atletas já pensaram no tema “muitas vezes”, mas consideram a atitude muito difícil de ser tomada. “Há muitos jogadores de futebol que são gays, mas quando eles decidem assumir, é uma história diferente”, diz o atleta.
O jornal britânico Daily Mail relembrou o caso de um dos primeiros jogadores de futebol que se assumiu: Justin Fashanu. Na época, o ex-atacante inglês sofreu preconceito por parte de seus colegas. Ele não aguentou a pressão e se suicidou em 1998, aos 37 anos.
Mas, Jarvis considera que os tempos são outros e o atleta moderno teria outra reação caso houvesse uma nova declaração nesse sentido.
Matthew Todd, editor da “Attitude”, acredita que a homofobia no esporte ainda é muito forte. Todd argumenta que, embora ultimamente tenha ocorrido uma campanha muito forte contra o racismo na modalidade, “parece não haver muito esforço para derrubar a homofobia”.
Matt Jarvis foi o terceiro jogador a estampar a capa da revista. David Beckham já tinha sido capa em 2002 e Freddie Ljungberg em 2006.