O game Dragon Age terá o seu primeiro personagem "totalmente gay" em Inquisition, o terceiro jogo da série. De acordo com o site do estúdio BioWare, trata-se do mago Dorian, que é exilado do império Tevinter por não compactuar com os valores locais e passa a fazer parte do grupo do herói.
"[A homossexualidade] adiciona uma dimensão interessante à sua história, considerando que ele vem de um lugar onde a 'perfeição' é a máscara que todo mago veste, e tudo o que cheira a diferença é vergonhoso e deve ser escondido. A recusa de Dorian a compactuar com essa farsa é vista como teimosa e inútil por sua família, o que contribuiu para seu status de pária", afirmou o escritor David Gaider.
Ele disse que, embora o termo "completamente gay" tenha gerado controvérsias, a BioWare sempre apostou em diversas sexualidades nos seus vários jogos. Tanto que muitos dos personagens se relacionam tanto com figuras masculinas ou femininas. Desta vez, contudo, é a primeira em que um dos personagens não se assume como bissexual, mas homossexual.
O novo jogo da franquia tem lançamento previsto para 7 de outubro nos Estados Unidos, com versões para PC, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation 4.