Jón Þór Birgisson ou Jónsi é guitarrista, vocalista e líder da banda de post-rock islandesa Sigur Rós. O nome foi tirado da pequena irmã de Jónsi que nasceu no mesmo dia o qual a banda foi formada.
Homossexual assumido, atualmente namora Alex Somers (artista visual, fundador do Parachutes e criador da maioria das capas dos álbuns do Sigur Rós) que desde 2003, possuem um projeto musical chamado Jónsi & Alex, projeto também conhecido como Riceboy Sleeps. Este nome – Riceboy Sleeps – acabou se tornando o nome do primeiro álbum do casal, lançado em Julho de 2009.
Jónsi & Alex produzem uma sonoridade muito mais etérea do que a feita pelo Sigur Rós , sendo seu último CD quase que totalmente instrumental, uma espécie de "trilha sonora" para quando você folhear o art book que vem junto com o álbum.
Um post no site oficial em 26 de maio de 2009, anunciava Jónsi trabalhando em um novo álbum solo, música acústicas e arranjos de cordas do compositor clássico Nico Muhly. O álbum Go foi produzido por Peter Katis (Interpol, The National, Tokyo Police Club) e foi lançado em Abril de 2010.
O álbum soa mais alegre que Sigur Rós, além da maioria das músicas serem cantadas em inglês. O indispensável minimalismo com os tons falsários da voz de Jónsi e o enriquecimento sonoro determinante no post-rock no Promo Single de três faixas, Go Do, como prévia do álbum.
Em Boy Lilikoi, Jónsi se dá ao luxo de parecer um menino levado que sai por aí pulando pelos campos islandeses tocando sua flauta doce. E mesmo que Toronto, Kolnidur e Grow Till Tall tente reviver a seriedade ou melancolia profunda do Sigur Rós elas não diminuem o alto astral predominante nesse novo Jónsi.
Go é empolgante como o próprio Jónsi está. Mais animado deixando o post-rock com ares mais excentricos tirando toda sua carga pesada ou reações alucinosas que esse som pode nos passar.
Jónsi – Go (2010)
01 – Go Do
02 – Animal Arithmetic
03 – Tornado
04 – Boy Lilikoi
05 – Sinking Friendships
06 – Kolnidur
07 – Grow Till Tall
08 – Around Us
09 – Hengilas