Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Jovem gay corre risco de ser enforcado após deportação

O adolescente gay iraniano, Mehdi Kazemi, 19, pode ser executado em seu país depois que a Holanda recusou-se a ouvir sua alegação de asilo e vai manda-lo de volta para a Inglaterra, onde o seu pedido de asilo foi rejeitado no ano passado. 

Ao retornar a Inglaterra, o jovem pode ser deportado para o Irã, mesmo país em que seu namorado foi enforcado dois anos atrás por sodomia. Mehdi viajou para Londres em 2005 para estudar, mas desistiu de voltar ao Irã depois que ficou sabendo da morte de seu namorado.

A decisão da Holanda irá colocar o departamento de imigração inglês sob pressão para reavaliar o seu caso – ou encarar a possibilidade de envio de um jovem para a sua morte. O departamento admite que o Irã executa homossexuais, mas rejeita a alegação de que existe uma repressão sistemática de gays e lésbicas.

Um porta-voz da imigração afirmou à imprensa que ele não poderia comentar casos individuais, mas acrescentou: "O Governo está empenhado em proporcionar proteção para os indivíduos encontrados em verdadeiro estado de necessidade, em conformidade com os nossos compromissos internacionais. Nós vamos analisar com muito cuidado cada caso antes da expulsão e não vamos eliminar qualquer pessoa que corra risco no seu regresso" 

Depois de ter seu caso recusado na Inglaterra no ano passado,  Mehdi fugiu para a Holanda onde tinha esperança de reaplicar o asilo. Ontem, Borg Palm, seu advogado, disse que o tribunal havia decidido por não ouvir o rapaz. Segundo a decisão, ele só poderia fazer uma nova reivindicação na Grã-Bretanha. "O caso em questão era a de saber se ele deve ser enviado para a Grã-Bretanha ou não – país que foi responsável pelo seu processo de asilo", disse o advogado.

Sair da versão mobile