No dia 24 de dezembro de 2024, o Papa Francisco inaugurou o Jubileu 2025 no Vaticano com a tradicional cerimônia de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Este evento, que acontece a cada 25 anos, é esperado para atrair mais de 30 milhões de peregrinos a Roma até o encerramento em 6 de janeiro de 2026. Aproximadamente 30 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia de abertura do “Ano Santo”, que foi marcada por um apelo à paz no Oriente Médio e um renovado pedido por um cessar-fogo em Gaza, em meio a crescentes conflitos globais.
O Jubileu, também conhecido como “Ano Santo”, remonta às tradições do Antigo Testamento e foi oficialmente instituído pelo Papa Bonifácio VIII. Durante este período, os fiéis que visitarem as Basílicas Papais de Roma poderão receber uma “indulgência plenária” ao realizar práticas como confissão, visitas a locais sagrados e atos de caridade. Este ano, o Papa Francisco também introduziu novidades, como a elevação de uma porta da capela da penitenciária de Rebibbia à condição de Porta Santa, simbolizando esperança para os prisioneiros.
O Papa, que completou 88 anos no dia 17 de dezembro, tem uma programação intensa, incluindo uma missa de Natal e a bênção “Urbi et Orbi”, que se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2026. O Vaticano preparou uma série de eventos especiais, incluindo encontros internacionais pela paz e celebrações dedicadas a grupos específicos, como doentes e imigrantes.
A segurança foi reforçada em Roma, contando com a presença de cerca de 700 policiais e mais de 800 câmeras de vigilância para garantir a proteção dos peregrinos, especialmente após recentes incidentes de segurança na Europa. Roma está passando por uma transformação significativa, com 323 obras em andamento e um investimento de € 4,3 bilhões (aproximadamente R$ 28 bilhões) para melhorias na infraestrutura, visando acomodar o grande número de visitantes esperados durante o Jubileu.
Além disso, a programação do Jubileu inclui a canonização de Carlo Acutis, o “padroeiro da internet”, e a santificação de Pier Giorgio Frassati durante a Jornada Mundial da Juventude em 2025. Apesar das expectativas positivas, Roma enfrenta desafios com a capacidade de hospedagem e preocupações com a segurança, incluindo riscos de terrorismo e pequenos furtos, levando o consulado brasileiro em Roma a disponibilizar orientações para os peregrinos brasileiros que visitam a cidade durante este período.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes