in

Justiça colombiana adia decisão sobre casamento gay

A Corte Constitucional colombiana decidiu adiar a aprovação do casamento gay se negando a alterar o matrimônio vigente no país e resolveu passar a decisão ao Congresso.

O tribunal enviou a petição ao Congresso com o argumento de que a Câmara e o Senado devem "superar o estado de omissão legislativa" sobre a união gay. De acordo com a emissora "BBC", os magistrados deram um prazo de dois anos para que o projeto de lei seja analisado, até 20 de julho de 2013.

Para que a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo entre em vigor, a definição legal de matrimônio teria de ser alterada com a eliminação da expressão "união de um homem e uma mulher". Apesar de o código civil colombiano reconhecer desde 2010 a possibilidade de união entre homossexuais, a Constituição de 1991 mantém, em seu artigo 42, a definição de que o casamento nasce da vontade entre um homem e uma mulher.

O ativista Maurício Garcés acredita que a decisão tenha sido adiada por pressão das igrejas evangélicas e do setor conservador da política colombiana. "A comunidade eclesiástica sabe que, na atual configuração legislativa, conseguir a aprovação no Congresso será mais difícil. Os conservadores têm muita força e há muitos parlamentares ligados à igreja", afirmou Garcés à "BBC".

Produtora pornô gay BelAmi promove concurso para escolher modelos do Hell & Heaven

Claudia Leitte negocia dueto com Ricky Martin no Miss Universo