in

Kit de prevenção à AIDS que aborda preconceito com jovens gays é vetado pelo governo federal

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, suspendeu a distribuição de um material de prevenção à AIDS que foi elaborado pelos Ministérios da Saúde e Educação. 

O kit é composto por seis revistas em quadrinhos. A primeira delas trata justamente do preconceito enfrentado por jovens gays portadores da doença.

O lançamento estava marcado para o ano de 2010, mas foi adiado por conta dos eleições presidenciais. O medo de perder votos dos religiosos pesou na decisão do governo na época.

Agora, em 2013, cerca de 15 mil exemplares já haviam sido distribuídos para serviços de DST/Aids em 12 estados até o ministro suspendê-lo.

O ministro Padilha disse ao jornal “Estado de S.Paulo” que o kit estava sendo distribuído pelo Departamento de DST/AIDS sem a sua autorização.

Segundo o ministro, apesar do kit ter sido aprovado na gestão anterior, ele deveria ser revisto. Um dos motivos seria que a o material não reforça a mensagem que a AIDS não tem cura e que a prevenção é indispensável. Mas, segundo a reportagem do Estadão, o material enfatiza a necessidade do uso da camisinha.

Vale lembrar que, em 2011, a presidente Dilma Roussef vetou o polêmico kit de combate à homofobia.

Lucas Kubitschek, eleito Mister Brasil Universo, perde título por ter posado nu

Nova campanha da Microsoft mostra casamento gay; assista!