O cenário musical independente latino pode ser considerado hoje um dos mais promissores do planeta. Com diversos projetos criativos que surgem de forma acelerada, o indie de nossos hermanos cresce e, de tempos em tempos, apresenta jóias raras como as Kumbia Queers, sexteto argentino formado por dykes que anda ganhando a simpatia e os ouvidos dos antenados na América Latina e Europa.
A história começa quando as integrantes da mítica banda argentina She Devils se encontra com Juana Chang e a mexicana Ali Gua Gua (que além das KQ, também atua no projeto Ultrasónicas) e decidem revolucionar a cumbia, ritmo latino clássico tido como trash, popular e, graças ao novo movimento das garotas, também de culto. O encontro aconteceu durante uma das edições do Festival Belladona, evento anual capiteneado pelas garotas do She Devils que busca reunir o maior de artistas femininas que fazem e acontecem em Buenos Aires.
Decididas a explorar seu lado “cumbianchero” e queer, as seis loucas punk and rollers, como se descrevem em sua página no MySpace, se juntaram para criar canções inspiradas de “chicas para chicas”. O resultado pode ser conferido no primeiro trabalho das garotas, “Kumbia Nena!” que, além de uma série de hits autorais, conta também com 5 versões de artistas famosos do mainstream mundial: The Cure, Bronco, Black Sabbath, Nancy Sinatra e Madonna. O destaque do disco é mesmo a faixa “La Isla Con Chicas”, uma releitura divertida, dançante e supersexy da lendária e madonística “La Isla Bonita”.
As Kumbia Queers – que citam entre suas principais influências à Zé Do Caixão, Black Sabbath, Lia Crucet, The Cure, Ramones, Nancy Sinatra e Célia Cruz – ganharam notoriedade após uma memorável apresentação na praça Zócalo (a quarta maior do mundo) em uma celebração no Orgulho Gay mexicano, ocorrida no final de junho do ano passado. Tocando na capital do império asteca, as meninas levaram milhares de pessoas ao delírio com seu ritmo contagiante. Diversos registros do show podem ser encontrados com boa qualidade no YouTube!
A seguir, veja os divertidos vídeos das meninas, cante junte e se deixe levar pela empolgação latina das Kumbia Queers. Para mais informações, acesse o MySpace das garotas.
:: Vídeo de “La Isla con Chicas”:
http://www.youtube.com/watch?v=9m2ELLw-_Dw
:: Apresentação na Marcha Gay Lésbica 2007:
http://youtube.com/watch?v=1fzM6TaFptg