in

La Castidad

A Galeria Baró Cruz, na capital paulista, abriga até o próximo dia 31 de janeiro uma mostra do artista argentino Roberto Jacoby.

A exposição traz 12 fotos do vídeo “La Castidad” (“A Castidade”) e uma série revisitada de 30 cartazes de 1968. Paralelamente, a Estação Pinacoteca exibe o vídeo “La Castidad” (2007, colorido, 15′) no Auditório.

A vídeo-instalação “La Castidad” que dá origem à série homônima de 12 fotografias (60 x 90 cm) é uma obra relacional conjunta de Jacoby e Syd Krochmalny Babur. No vídeo, os artistas exploram o amor platônico inter-geracional entre um jovem e um senhor em um ambiente idílico, propício para a sexualização das relações. Protagonizada pelos atores Nahuel Pérez Biscayart e Harry Havilio, a obra provocou os setores mais conservadores argentinos, que acusavam os autores de depravação tanto no site quanto na imprensa.

Segundo Jacoby, a obra “é a versão oficial de um experimento micro político real que abarca nossa vida inteira. Exploramos um laço social básico distinto do casal sexual e diferente da amizade comum”.

A série reeditada de 30 cartazes intitulada “1968”, por sua vez, traz ao público paulistano uma nova faceta da produção de Roberto Jacoby, evidenciando seu lado político e transgressor, inclusive da própria obra. Revisitando a série original, datada de 1968 e encartada na revista “Sobre”, Jacoby sobrescreve os dizeres políticos de outrora com novas palavras de ordem, atualizando seu discurso de décadas passadas. Assim, o pôster onde se lia “Um guerrillero no muere para que se lo cuelgue em la pared” (“Um guerrilheiro não morre para se lhe pendure na parede”) recebe a frase, em amarelo, “Habla para que pueda verte” (“Fale para que eu possa te ver”) por cima. Nas palavras do artista, “a vitalidade de uma proposta artística reside na multiplicidade de vias que abre ao pensamento”.

Serviço:
“Mostra individual Roberto Jacoby”
De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 16h (fechada nos dias 24 e 25/12)
Local: Galeria Baró Cruz (rua Clodomiro Amazonas, 526 – Itaim Bibi – Informações: 11 3167-0830).
Entrada franca

Mulheres fantásticas

Previsão bizarra