Quem ainda acredita que música é pura e simplesmente diversão está na hora de rever os seus conceitos, ou participar da oficina de guitarra para meninas ministrada pela socióloga, guitarrista e vocalista da banda The Biggs, Flávia dos Santos.
Ao lado de Mayra Vescovi, baixista e vocalista de sua banda, Flávia deu uma pequena demonstração no Ladyfest 2007 das aulas de guitarra (Projeto Guitarra para Meninas) que ela oferece gratuitamente às alunas da escola estadual Julio Bierrenbach Lima, em Sorocaba.
A oficina aconteceu no primeiro dia do evento (12 de outubro) e reuniu cerca de oito meninas entre 15 e 26 anos, no estúdio do CCJ (Centro Cultural da Juventude) da Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo.
Segundo Flávia, a informação principal que ela tenta transmitir às alunas em suas oficinas é a utilização da música como veículo de expressão: “A música liberta e isso faz com que as pessoas que mantêm contato de alguma forma com ela, não se prendam aos padrões de comportamento impostos pela sociedade”, destaca.
Além disso, a socióloga avisa que qualquer pessoa pode fazer música. “O que eu tento passar para as meninas é que existem vários tipos de músicas e vários tipos de mídias. Uma banda para existir não precisa da rádio e nem de aprovação de ninguém. Não precisa ser magrinha, loira e dançar bonitinho para poder tocar. Todo mundo pode”.
A estudante Rebeca C. de 17 anos, parece que entendeu o recado: “Uma hora e meia já foi suficiente para me despertar a vontade de montar uma banda no futuro”. A também estudante Camile de Souza, 18 anos, já havia tocado bateria antes e no Ladyfest debutou como guitarrista. De acordo com Camila, é importante provar todos os instrumentos de uma banda antes de escolher o preferido. Foi por este motivo que ela participou da oficina. “Sempre achei que seria muito difícil aí fui lá, peguei na guitarra e quase consegui tocar uma música inteira”, finaliza.
Deu vontade? Então entre em contato com a Flávia para obter mais informações sobre o Projeto Guitarra para Meninas através do e-mail flaviabiggs@bol.com.br ou pela comunidade no Orkut