in

Lagarta Leila é a estrela de livro sobre juventude, gays e descobertas

O livro "Contos da Lagarta Leila" reúne seis histórias contadas em rima, focalizando o universo jovem moderno: os problemas na passagem para a vida adulta, as crises, conflitos e dúvidas – inclusive sobre sexualidade. A estrela da obra é a Lagarta Leila, de treze anos de idade.

"Leila, como toda lagarta, tem a seu favor a metamorfose, para enfim ser respeitada ou notada. O casulo, refúgio natural, é sim o armário de cada um, onde estamos forçadamente seguros, porém temerosos e ansiosos por luz, que representa aí o respeito", diz o autor Marcelino Júnior, que lança o livro no próximo dia 26 de agosto.

"Nossos jovens dificilmente têm a oportunidade de uma orientação correta e segura de sua sexualidade, dentro de casa ou fora dela. Certamente nossa transformação é bem mais dolorosa e demorada, que a de uma lagarta em borboleta. E nada garante que depois de tanto sacrifício nosso primeiro vôo solo trará um horizonte aberto ao entendimento".

Ao longo das histórias do livro, desfilam temas que sempre rondaram o mundo adolescente: o primeiro amor, amizade, sonhos, relação com os pais, sexualidade na puberdade, autoestima. O autor usa a fábula da lagarta para retratar o momento atual, que na opinião dele não é dos melhores. "O preconceito está até mesmo onde essa turma se reúne, em suas brincadeiras violentas ou abusivas, depreciativas com a própria questão pessoal. Os verbos ter, ser e poder nunca foram tão conjugados ou potencializados na bebida ingerida cada vez mais cedo, nas drogas, baladas sem fim", afirma Marcelino.

Nascido em Fortaleza, o escritor e jornalista Marcelino Júnior tem 41 anos. "Sempre observei o mundo pela ótica da arte, dos tons, das cores, da imaginação para trazer à tona meu mundo, e ser respeitado assim, absolutamente como sou. Não levanto bandeiras, mas sigo na mesma marcha de milhões como eu, que acreditam na vida e no respeito mútuo acima de tudo", declara ele. O lançamento da obra acontece no dia 26 de agosto, no SESC da cidade de Sobral, Ceará.

These Four Walls

“Dramaturgia está pronta para o beijo gay”, dizem autores de novelas da Globo