A Associação Internacioal de Lésbicas, Trans, Gays, Bissexuais e Intersexuais (ILGA) lançou um diretório mundial de organizações LGBT, acessível por meio de seu site www.ilga.org.
O grupo lista membros e não membros e inclui também sindicatos, organizações de mulheres e de direitos humanos, coma intenção de criar pontes entre as ONGs que não necessariamente focam nos temas LGBT, mas que incluem e apoiam esta causa.
No site do diretório é possivel navegar por temas, regiões e países, obtendo dados sobre várias questões LGBT do mundo todo, incluindo leis e direitos.
Segundo Renato Sabbadini, co-secretário geral da ILGA, o diretório se trata de um marco na história da instituição: “Quantas organizações de lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersex operam ao redor do mundo? Como se organizam? Quais suas atividades? Que serviços oferecem às asua comunidades?”
O diretório é só um primeiro passo de um projeto mais amplo, que busca oferecer uma plataforma internacional para que os grupos LGBTI se reúnam e compartilhem informações.
Atualmente o diretório conta com cerca 600 instituições de todo o mundo. Das relacionadas á causa LGBT, 41 são brasieiras sendo que destas, 26 são membros da ILGA. Outras 127 são relacionadas como simpatizantes da causa LGBT.
De todas as instituições voltadas para Lésbicas no Brasil, apenas 7 constam do diretório: Grupo de Articulacao Lesbica do Rio Grande do Norte, Associacao Maringaense de Lesbicas – AMLGBT, Coletivo de Feministas Lesbicas, de São Bernardo do Campo (SP), Coletivo Feminista Marias, de Camari (BA), Lesbicas Organizadas da Baixada Santista, Movimento d Ellas, e a Rede de Informacao Um Outro Olhar, de São Paulo, SP.
Pergunta: onde estão as outras?