A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro realizou na quinta-feira (11), no Palácio da Cidade, um ato de comemoração pelos 18 anos de Lei de Combate à Discriminação LGBT no município, que foi criado no dia 12 de setembro.
No evento, foi anunciada a criação do Centro de Referência Rio Sem Preconceito, que ficará localizado na Lapa.
+ Rio de Janeiro fará audiência pública para discutir aumento da homofobia
"A proposta é ser um centro onde o cidadão que eventualmente tenha sua cidadania violada por qualquer tipo de preconceito possa ser imediatamente assistido. O diferencial será a presença de representantes de seis secretarias do município para que o cidadão seja imediatamente atendido pela secretaria devida, encurtando assim os trâmites burocráticos", afirmou Carlos Tufvesson, coordenador especial da Diversidade Sexual.
De acordo com Tufvesson, o espaço também foi pensado para a realização de palestras, exposições e debates sobre a cidadania e direitos humanos.
+ Veja vídeo importante do Rio Sem Homofobia
A comemoração da Lei Municipal 2475/96, que é pioneira do Brasil, dá-se porque ela pune administrativamente estabelecimentos comerciais, industriais e os servidores públicos municipais que discriminarem pessoas por conta de sua orientação sexual e identidade de gênero.
Veja o projeto do novo espaço:
Espaço poderá ser usado para exposições e palestras