in

Lei que multa por discriminação a LBG entra em vigor no Rio de Janeiro

Aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no último mês, a lei nº 7041 entra em vigor nesta quinta-feira (6) e estabelece a punição a agentes públicos e estabelecimentos comerciais por discriminação de preconceito de sexo e orientação sexual.

+ Prefeitura do Rio tira direito de travestis usarem ala feminina de hospitais

Sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão, a lei pode multar em até R$60 mil o LGBfóbico, além da possibilidade do afastamento do emprego.

Na prática, a lei busca impedir que o grupo sofra qualquer tipo de discriminação por conta da orientação sexual – desde piadas, constrangimentos, ter atendimento ou acesso a um serviço negado, proibição do beijo, entrada, reconhecimento como casal ou a resistência de incluir cargos ou vagas do ensino público.

A única exceção ocorre em instituições religiosas, devido a pressão da bancada evangélica, a única que votou contra a lei e apresentou resistência para que ela chegasse a ser votada.

+ A exemplo das múltis, brasileiras começam a discutir profissionais LGBT 

Vale lembrar que a nova lei foca apenas na questão de orientação sexual. E não aborda a questão de identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais, homens trans e outras transgeneridades. Sendo, esta, uma crítica de várias militantes trans.

Gregório Duvivier pede desculpas por vídeo transfóbico, mas diz não poder excluir

No Dia Internacional da Drag Queen, conheça 10 artistas que fizeram história