Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Leitor diz que retrato homossexual no Brasil é manchado de sangue

Retratos do Brasil Homossexual

Todos nós sabemos que a situação do homossexual no Brasil ainda está longe de ser minimamente favorável, ainda lutamos por questões de direitos constitucionais básicos, ainda lutamos pela validação do artigo 5º da constituição que diz que "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI", lutamos por 37 direitos que são concedidos ao cidadão hétero e são negados ao cidadão gay. O gay, no Brasil, é um cidadão rejeitado, não temos representatividade no legislativo desse país, nosso retrato político é apagado e nulo, retrato em preto e branco, um retrato marcado pela dor. Nunca tivemos nesse retrato o colorido da vida, devaneios que todos almejam, o retrato gay é marcado pelo preconceito e indiferença que reina nessa grande e rica nação chamada Brasil.

No dia 09 de julho, um casal de homossexual foi brutalmente assassinado a pauladas em Iguape Grande, no Estado do Rio de Janeiro, na sexta-feira uma mulher foi encontrada morta num quarto de hotel minutos antes de outra mulher ter pago a conta e registrado a saída, infelizmente o Retrato do Homossexual no Brasil é marcado com ódio, violência, dor, desespero, preconceito, fascismo e homofobia. Somos portadores de um Retrato que grupos fundamentalistas tentam a todo custo minimizá-lo, onde a aversão desse retrato é um assunto simples, comentados em bares e padarias, ser homofóbico não é uma vergonha nesse país, mas, ser gay sim. Isso é uma vergonha, e hoje é esse o retrato que temos no Brasil.

Homossexuais são rejeitados pelo leito materno, muitos são órfãos de pais e mães ainda vivos, foram rejeitados pelas suas origens alegando vergonha, foram excluídos de comunidades, templos e associações por serem gays, vivemos numa sociedade que rejeita gays, cidadãos de bem que pagam impostos, e acolhem criminosos, é muito comum ouvirmos que "fulano entrou no crime por conta da falta de oportunidade", hoje comemoramos o "Dia da Liberdade", mas por aqui, nada temos a comemorar, temos sim muito a lamentar, estamos assistindo de camarote milhares de evangélicos, hipócritas e fundamentalistas gritando pela liberdade ao preconceito, liberdade à homofobia quando se opõem ao PLC 122. Estamos num país onde a liberdade ao crime se tornou uma pratica comum, hipócritas, fundamentalistas e imorais, discípulos de "Pastores Ungidos Pelo Ódio", que pregam o ódio e a homofobia em nome de Deus.

É com uma profunda tristeza que expresso a meu ver o "Retrato do Brasil Homossexual", um retrato em preto e branco, sem a magia e a vivacidade das cores, um retrato manchado com sangue. Já se foram 88 gays mortos por homofobia e intolerância segundo o Grupo Gay da Bahia, mas sabemos que esse numero é bem maior, muitos casos não ganham notoriedade, são dado a eles a mesma importância que o Legislativo, Executivo e o Judiciário dá a causa gay desse país, sabemos que nesses três poderes temos algumas exceções, mas o que importa para nós são os números, e os números que temos hoje são: 88 gays assassinatos por homofobia e intolerância em 2008, 5 projetos de políticas gays completamente parados no legislativo, 37 direitos básicos concedidos a héteros e negados a gays. Diante a tudo isso, as exceções se tornam insignificantes, queremos impacto em nossas vidas, queremos mudar o "Retrato do Brasil Homossexual" e, para que isso aconteça, precisamos de políticas publicas sustentadas para o cidadão homossexual.

*Marcos Freitas, 27 anos, idealizador do blog www.passageirodomundo.blogspot.com enviou o texto para a Redação do site A Capa

Sair da versão mobile