Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Leitor faz apelo para senadores aprovarem lei da homofobia

Mais um retrato do Brasil Homossexual

PREZADOS SENHORES
BOA TARDE

Quero começar citando palavras de MARCO AURELIO MELO, MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que em 2007 fez a seguinte declaração sobre os homossexuais: "São 18milhões de cidadãos considerados de segunda categoria, pagam impostos, sujeitam-se as normas legais, mas ainda assim são vítimas de preconceito, discriminações e chacotas".

Meu nome é JUSTO FAVARETTO NETO, sou da cidade de Pontal-SP, sou autor do processo que culminou na primeira multa aplicada contra a discriminação a homossexual no BRASIL. Quero relatar minha experiência, que não é diferente dos outros homossexuais do Brasil.

Antes da aplicação da multa e da divulgação pela imprensa, minha vida em Pontal era degradante, humilhante .Tendo a minha sexualidade conhecida, era chamado de viado, boiola, bicha, todos os dias, o tempo todo. Sempre fui vítima de piadas e chacotas. Me deprimia, sofria… trancado no meu quarto, sofria… Sofria o preconceito. A pior das dores!

Após a aplicação da multa e da divulgação na imprensa, um novo mundo se descortinou, consigo caminhar pela minha cidade. Cidade que meus antepassados ajudaram a construir. Cidade que EU AJUDO A CONSTRUIR. A CIDADE QUE ME EXPULSAVA ATRAVÉS DO PRECONCEITO…

Melhorou 70%, a multa não foi apenas coercitiva, foi e é PRINCIPALMENTE SÓCIO EDUCATIVA! Pessoas de boa índole se concientizaram. Pessoas de má índole se recearam.

HOMOSSEXUAIS RESPEITADOS

Como é o DIREITO de todas as pessoas. Se uma multa causou tamanha melhora social, imaginem se tivesse havido DETENÇÃO! MESMO QUE FOSSE A IMINÊNCIA DE UMA DETENÇÃO!
Certamente o efeito seria infinitamente mais substancial e duradouro. Para chegar à multa, eu utilizei a lei Paulista 10948. Esta lei se fez extremamente benéfica, eficaz, cumpriu com o propósito de uma lei civilizada, porém ela não pode ir além da multa e não pode ultrapassar os limites do ESTADO DE SÃO PAULO. E nossos irmãos de outros estados? Ficam a deriva?

Tramita no senado o projeto de lei plc 122, que torna a homofobia crime e prevê detenção. EXATAMENTE COMO JÁ OCORRE COM O RACISMO. PORQUE DISCRIMINAR UM NEGRO É CRIME E RESULTA EM DETENÇÃO E SE SE DISCRIMINAR UM HOMOSSEXUAL, NÃO É CRIME E NÃO RESULTA NA MESMA DETENÇÃO? PORQUE A DISCRIMINAÇÃO É TRATADA DE FORMA DIFERENTE? PORQUE O PRECONCEITO RACIAL É TRATADO DE FORMA RÍGIDA E O PRECONCEITO SEXUAL É TRATADO COM BENEVOLÊNCIA?

SOMOS CONTRA O RACISMO E NA MESMA MEDIDA, SOMOS CONTRA A HOMOFOBIA.

A aprovação do pl 122 será uma dádiva, uma dádiva que temos direito. O poder sócio educativo será infinitamente maior e mais duradouro, terá maior abrangência, será uma lei federal, beneficiará TODO O BRASIL. Milhões de pessoas resgatarão sua auto-estima, respirarão aliviados. Sentir-se-ão GENTE. GENTE QUE JÁ O SÃO. GENTE QUE O PRECONCEITO IMPEDE DE SE SENTIR GENTE!
          
Este projeto ainda não foi aprovado porque os senadores EVANGÉLICOS emperram a tramitação, votam contra, trabalham contra. São contra nossa auto-estima, nossa dignidade, nosso direito de viver plenamente nossa cidadania. PAGAMOS IMPOSTOS EXATAMANTE IGUAIS A TODOS E OS POLÍTICOS EVANGÉLICOS QUEREM QUE  CONTINUEMOS SENDO SUBJUGADOS PELO PRECONCEITO, PELA DISCRIMINAÇÃO, PELA DOR.

Enquanto os senadores evangélicos (encabeçados por MAGNO MALTA) emperram a votação do pl 122, os deputados evangélicos Paulistas(ENCABEÇADOS POR WALDIR AGNELO) tentam revogar  a lei 10948 (a qual utilizei, através da qual, RESPIREI) lei que tem resgatado a auto-estima de muita gente. O  sofrimento que até então me referi, é o sofrimento do preconceito, das piadas, das chacotas, do desrespeito. Todos os dias MATAM nosso psicológico. Todos os dias nos matam como vermes. Mas, todos os dias renascemos como guerreiros. Renascemos, trabalhamos, estudamos e pagamos impostos. Ajudamos a construir este país. Nossa pátria! Nosso BRASIL!

Mas existe mais dor!

No Brasil, a cada dois dias um homossexual é BARBARAMENTE espancado e assassinado. São assassinatos dirigidos ESPECÍFICAMENTE aos homossexuais! MATA-SE, PELO SIMPLES FATO DA VÍTIMA SER HOMOSSEXUAL. Este é o "álibi": matei porque era VIADO! Queremos legislação específica porque somos vítimas de crimes específicos.

PRECONCEITO CONTRA O HOMOSSEXUAL.
ÓDIO CONTRA O HOMOSSEXUAL,
ASSASSINATO DE HOMOSSEXUAL
E O HOMOSSEXUAL, SEM AMPARO LEGAL.

SOMOS HUMILHADOS.
SOMOS CHACOTEADOS,
SOMOS ASSASSINADOS!!!

Enquanto nosso sangue escorre pelo chão da Pátria, os políticos evangélicos aplaudem de pé! Enquanto nossos corpos são arrastados pelas ruas, os políticos evangélicos fazem revoada, como urubus sobre a carniça. Vampiros sobre nosso sangue. Fantasmas que sorriem enquanto choramos, enquanto sofremos pelo preconceito. ENQUANTO NOSSAS MÃES VELAM NOSSOS CORPOS, POLÍTICOS EVANGÉLICOS BRINDAM COM VINHO, VINHO TINTO DE SANGUE!

SENHORES SENADORES, APROVEM O PL 122

Quero terminar citando as palavras da cantora BARBRA STRAISAND:

"NINGUÉM NESTE MUNDO TEM O DIREITO DE DIZER A QUEM QUER QUE SEJA, QUE SEU AMOR POR OUTRO SER HUMANO É MORALMENTE ERRADO".

MUITO OBRIGADO

NOTA: Quando cito evangélicos, entenda "falsos evangélicos" pois seria inconcebível que entre as "boas novas" estivesse o preconceito e a discriminação. Se assim fosse, pregar o evangelho seria o mesmo que pregar o ódio ao próximo. O verdadeiro CRISTÃO  não semeia o ÓDIO e a DOR, semeia o AMOR e o verdadeiro AMOR é incondicional, amar o próximo como ele É e não como você gostaria que ele fosse. Ama o teu próximo como a ti mesmo. (Nunca se esquecendo, porém, que o BRASIL  é laico, regido pela constituição e não pela bíblia)

* Justo Favaretto Neto enviou texto que serviu de base para seu discurso na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, para a Redação do site A Capa

Sair da versão mobile