A deputada Beth Bye, de Connecticut, e sua companheira Tracy Wilson foram as primeiras a se casar nesse estado norte-americano depois que a Suprema Corte derrubou no mês pessado o veto que impedia a união homossexual.
“Nós já havíamos casado há três anos em nossa igreja”, disse Bye. “Mas é diferente quando nosso estado diz, ‘agora vocês são casadas. Vocês têm os mesmos direitos que todo mundo'”.
A governadora de Connecticut, Jodi Rell, disse que, apesar de discordar da decisão da Suprema Corte, ela sancioná a nova lei. “Eu não acredito que ela [a decisão da Suprema Corte] reflita o desejo da maioria das pessoas de Connecticut”, disse. “No entanto, também estou convencida de que tentativas de converter essa decisão não terão qualquer sucesso.”
Nos Estados Unidos, outro estado que também permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo é Massachusetts. Na semana passada, o casamento gay voltou a ser proibido na Califórnia, depois que o projeto de lei chamado de “Proposta 8” venceu em um referendo.