in

Lésbicas são impedidas de se casarem na Rússia

O casal Irina Fedotova e Irina Shapitko foi impedido nesta quarta-feira de se casar em Moscou, na Rússia. Elas protestavam contra a homofobia no país, onde a homossexualidade só deixou de ser considerada doença mental em 1999. As informações são da agência AFP.

Ao comparecem em uma repartição municipal, as mulheres tiveram sua certidão de casamento negada, com a justificativa que a união entre pessoas do mesmo sexo é proibida na Rússia. “Não podemos aceitar seu pedido”, disse Svetlana Potamyshneva, funcionária da repartição.

Em depoimento à imprensa local, Fedotova, que estava vestida com um traje branco e gravata borboleta preta, criticou a decisão das autoridades. “Somos como todo mundo e temos os mesmos direitos que os heterossexuais”, disse.

Grupos LGBT russos também protestaram contra a homofobia no concurso musical Eurovisión. Eles estão convocando um protesto para este sábado (16/05), mas a Prefeitura de Moscou já informou que irá reprimir todo e qualquer tipo de manifestação na cidade.

Um passo atrás

Candidatas de reality show fazem ensaio lésbico