Denise Jorge, 47, nascida no Brasil mas naturalizada portuguesa, e Vera Linhares, 60, brasileira, casaram-se no dia 23/06 no consulado de Portugal, no Rio de Janeiro.
Denise e Vera estão juntas há 17 anos. À revista “Veja”, Denise, que trabalha no consulado, afirmou que a ideia era celebrar o amor. “Agora, pelo menos em Portugal, temos direito a coisas práticas, como pensão. Não deveria haver diferença entre um casamento homossexual ou heterossexual. O que existe de fato é a união de duas pessoas que têm de ter seus direitos assegurados pela lei”, falou.
“É um passo imenso apesar de Portugal ter uma fama de país retrógrado e católico. Portugal deu um passo em frente”, declarou Denise.
Para Vera, celebrar a união é “muito bom”. “Estou muito nervosa, muito emocionada. Nós somos as primeiras. A festa foi do Consulado inteiro, todo mundo apoiou”, contou.
A cerimônia foi acompanhada por cerca de 30 amigos que brindaram com champanhe à felicidade das recém-casadas.
Apesar de estarem casadas perante a legislação portuguesa, as duas pretendem continuar a viver no Rio de Janeiro. “O Brasil ainda não tem a lei. Não podemos homologar esse casamento pois fere a legislação brasileira. Mas aqui no Brasil, vamos fazer um contrato homoafetivo que lhe dará (a Vera) os direitos como companheira”, comentou Denise.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi promulgado pelo presidente Cavaco Silva no último dia 17 de maio.