Uma pesquisa feita em parceria pela Rio Tour e pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, da Prefeitura do Rio de Janeiro, mostrou que somente os LGBTs gastaram R$ 461 milhões durante o carnaval da cidade em 2014. A receita da capital fluminense durante o período foi de R$ 1,5 bilhão, ou seja, LGBTs representam 30,75%.
Durante a folia, 84% dos turista recebidos pelo Rio eram brasileiros, principalmente de São Paulo e Minas Gerais. Os visitantes internacionais vieram, em sua maioria, do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.
“Considerando que a gasto médio do turista heterossexual é de 198 reais, nota-se o consumo superior em até 270% entre os gays”, disse o economista Osíris Marques, destacando que visitantes LGBT vindo de outros países chegam a gastar até R$ 538 por dia.
O Rio de Janeiro foi eleito por duas vezes como o melhor destino LGBT do mundo.“O trabalho mostrou que o Rio é um destino consolidado entre o público gay. Trinta por cento dos entrevistados já haviam estado no Rio por, pelo menos, onze vezes. Em média, os que responderam o questionário estiveram na cidade por sete vezes”, defendeu Marques.