A comunidade de homens trans ainda busca visibilidade. No Brasil, o tema vem sendo abordado pela grande mídia com a presença do escritor João W. Nery, do ator Léo Moreira Sá e, mais recentemente, do ator Thammy Miranda.
+ Homens trans falam sobre invisibilidade durante encontro
Na verdade, a visibilidade é importante para que haja respeito pela identidade de gênero, para que sejam reconhecidos como homens. E também para que consigam direitos – como a mudança do nome e sexo na documentação – com a finalidade de gozar a cidadania plena.
Para quem não sabe, homens trans são pessoas que foram designadas mulheres ao nascer, mas que se identificam com o gênero masculino e que se definem homens. Muitos passam por cirurgias como a mastectomia masculinizadora ou a faloplastia, mas não são os procedimentos cirúrgicos que definem quem é homem trans. É a autodefinição.
+ Homem trans é agredido ao usar banheiro masculino: "Virei estatística"
Abaixo, o A CAPA traz uma lista com 10 homens trans pelo mundo que, parafraseando a filósofa Simone de Beauvoir (1908-1986) mostram que "ninguém nasce homem, torna-se". E que podem ser beeem lindos!
Oliver Mastalerz – garoto-propaganda
O polonês de 22 aninhos tornou-se mundialmente conhecido depois de falar sobre as suas experiências e vivências trans em um tumblr. Depois, o gato de corpo atlético tornou-se garoto-propaganda da grife de cuecas de Sergio K. Já declarou "sentir orgulho de ser homem trans".
Kingston Farady – interseccionalizando belezas
Ator, escritor e advogado. Também é um dos mais importantes militantes que fala sobre a questão trans interseccionando com a questão racial. Já realizou vários curtas independentes, como Black is Blue, já escreveu artigos sobre adoção transracial e tem o discurso de que o amor é uma ferramenta revolucionária para a mudança social.
Oliver Davis – urso trans magia
O gato aparece em fotos de vários tumblrs voltados para o público gay cis, sobretudo os que dizem ser amantes de "ursos". O frisson em cima do garoto é tanto que ele chegou a dar uma entrevista:. "Muita gente fica ofendida, dizendo que só homens gays (cis) podem definir quem é urso, mas para mim ser urso é algo que tem grande estatura, com muitos pelos no corpo e que é uma pessoa amável".
Anthony Doubek – empoderamento absoluto
Nem todos os homens trans passaram ou querem passar pela mastectomia masculinizadora. E o gatinho Anthony é um dos que se empoderaram do corpo, mostrando-se descamisado e com o binder (a faixa que aperta os "intrusos", nome que eles dão aos seios). Além de consciente, mostra que é, sim, muito gostoso.
Shan Ortega – na guerra pela identidade
Acredita que este bofão está tendo dificuldade de ser reconhecido como homem no Exército dos Estados Unidos? Pois Shan é chefe de tripulação de helicóptero há 10 anos e corre o risco de perder o posto. O motivo? A transexualidade ainda é vista como um transtorno mental – assim como a homossexualidade já foi encarada um dia. Militantes pedem o fim da patologização.
Buck Angel – sexy e transformador
O militante veterano conseguiu quebrar por meio de filmes pornôs a associação de gênero e sexualidade. Protagonizando filmes gays, ele mostrou que homens trans podem ter todas as orientações sexuais: hétero (caso fique com mulheres trans, cis ou travestis), gays (caso fique com homens cis ou trans)… No caso, Buck é bi para o delírio geral.
Aydian Dowling – garoto da capa
Na votação para escolher a próxima capa da revista internacional Men's Health, o modelo com músculos bem definidos foi o mais votado pelos leitores. Ele ainda não esteve na capa da publicação, mas fez bonito na revista FTM e ao reproduzir uma foto de Adam Levine, provando que não fica devendo nada a nenhum homem cis.
Chaz Bono – fofo lindo
É claro que o filho fofo da cantora Cher não poderia ficar de fora desta lista. O militante contribuiu para a visibilidade trans, sendo uma das primeiras celebridades internacionais a falar sobre o assunto. Ele mostrou inclusive que não existe idade para revelar ser trans, uma vez que só tornou público aos 40 anos.
Kieran Moloney – corpo dos sonhos
O gato tornou-se notícia no Daily Mail depois de falar sobre o seu relacionamento com a namorada e contar detalhes de sua transição de gênero. Ele revelou que sabia que era menino desde os quatro anos e que, aos 14, decidiu cortar os cabelos, usar roupas consideradas masculinas e fazer de tudo para esconder os intrusos. "Quando vi os resultados da testosterona, fiquei eufórico. Era algo que eu tinha sonhado".
Arin Andrews – colírio teen
O gatinho teen norte-americano tornou-se mundialmente conhecido depois de falar sobre o seu (então) namoro com a mulher transexual Katie. Eles comentavam sobre a relação justamente para ajudar outros jovens que queiram se relacionar com pessoas trans. O namoro terminou, mas Arin continua na militância e pretende escrever um livro contando sobre a sua vivência. Lindo, né?
Gostou? Deixe o seu comentário e indique outros homens trans para as próximas listas – inclusive brasileiros. Ressaltamos que comentários transfóbicos não serão autorizados.