in

Livro analisa a estética e o papel dos ursos na comunidade gay

"O Discurso dos Ursos – Outros modos de ser da homoafetividade" é um lançamento literário que busca analisar a questão ursina – ou seja, a existência do grupo dos ursos dentro da comunidade LGBT.

A obra é resultado de uma tese de mestrado defendida pelo autor J.J. Domingos, atualmente estudando o discurso sobre o homossexual na mídia impressa brasileira.

No livro sobre o mundo ursino, o autor busca rastrear o surgimento desse "subgrupo" dentro da comunidade gay – tão fértil em criar "subgrupos" ou guetos, apesar do poder negativo que tais expressões adquiriram nos últimos tempos. Assim, o livro dá uma pincelada na origem dos ursos, nos EUA, nos anos 60, e relaciona tal aparição com o crescimento da comunidade ursina no Brasil. Em sua pesquisa, o autor recorre a sites de relacionamento ursinos, sitiados nos EUA e no Brasil, basicamente.

E passa a discutir e a analisar os conflitos existentes no assunto: a premissa de que os ursos surgiram por uma necessidade que inúmeros gays tinham de se expressar – estética e comportamentalmente – de uma maneira que fugisse aos dois padrões básicos do perfil gay masculino: o gay elegante e "playboy", e a famigerada bichinha afeminada que ninguém quer ser, a princípio.

Analisando tal aspecto, o autor conclui que, na tentativa de se descolar dos guetos gays que já existiam, os ursos se reuniram com seus semelhantes – homens em geral gordos, peludos, maduros, másculos e "rudes", e suas variações em diversos graus – e acabaram por fundar mais um gueto; ou seja, o tiro saiu pela culatra.

Por outro lado, a obra deixa claro que tal resultado não significa necessariamente algo negativo, e reforça a importância dessa comunidade e sua influência no mundo gay de hoje.

Outro dado interessante que a obra levanta é a pluralidade da tribo ursina. O livro lista e descreve as inúmeras formas estéticas dos ursos, lembrando que nem todos são maduros ou "velhos", nem todos são peludos, ou másculos, enfim – para ser urso, não é obrigatório conjugar todas as características que, juntas, formam o padrão "urso clássico". E questiona: o que é ser urso afinal?

Apesar do tom às vezes muito erudito do texto – resvalando em certo ranço acadêmico -, e em alguns momentos uma certa confusão que embaralha um pouco o foco da obra, o saldo final é positivo, considerando ainda que existe pouca, praticamente nenhuma, informação oficial sobre ursos no Brasil.

Vale ressaltar a importância crescente dessa comunidade na vida gay brasileira – e está aí a 14ª Parada Gay, que acontece em SP no domingo (06/06), trazendo um trio elétrico batizado de "Ursos & Idosos", confirmando a visibilidade cada vez maior da categoria.

Serviço:
O Discurso dos Ursos – Outros modos de ser da homoafetividade
Autor: J.J.Domingos
Editora: Marca de Fantasia
R$ 14
www.marcadefantasia.com.br.

Suposta conversa no MSN gera boato de que Luan Santana é gay

Confira uma retrospectiva dos LGBTemas da Parada Gay