in

Livro analisa filmes de temática LGBT exibidos nas telas brasileiras

Acontece na próxima semana, em meio aos eventos que gravitam em torno da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o lançamento do livro "Cine Arco-Íris – 100 Anos de Cinema LGBT nas Telas Brasileiras".

Escrito por Stevan Lekitsch – jornalista, crítico, envolvido com as mídias LGBT desde os anos 90 -, a obra analisa mais de 270 filmes com temática LGBT exibidos no Brasil, nos cinemas nacionais, desde o início dos tempos.

O título busca uma referência à questão gay, na simbologia do arco-íris – não confundir com uma possível biografia de um famoso cinemão carioca de pegação gay.

O autor começa a pesquisa na década de 30, citando títulos como "Mata Hari" (31, com Greta Garbo) e o brasileiro "Messalina" (30), e logo envereda para os anos 40, com o obrigatório "Festim Diabólico" (48, de Alfred Hitchcock).

Ao longo da obra, Stevan apresenta resenhas e comentários sobre filmes que de alguma forma se identificam com a questão gay. Até títulos inesperados surgem, como "Conta Comigo" (86). O próprio autor revela que hesitou antes de incluir essa obra-prima no livro. Afinal, segundo ele, a questão homoerótica é bastante sutil – e, de fato, uma questão a ser discutida.

Também aparecem, naturalmente, os filmes mais populares do assunto, como "A Gaiola das Loucas" (versão francesa de 78 e americana de 96) e "O Padre" (94), além de obras de Pedro Almodóvar e clássicos como "Satyricom" (70, foto), de Fellini. Curiosamente, ficaram de fora alguns filmes diretamente ligados ao universo gay, como "Priscilla" (94).

Desde já, no entanto, o livro mostra-se obrigatório. A publicação é das Edições GLS e o lançamento acontece na Livraria Cultura, com a presença do autor.

Serviço:
"Cine Arco-Íris – 100 Anos de Cinema LGBT nas Telas Brasileiras"
Lançamento Quarta-Feira 22/06 – das 19h às 21h30
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073
Entrada Franca
   

Dá-lhe Rio! Confira entrevista com Diego Possadas, candidato ao Mister Brasil Diversidade

Casamento gay é tema da revista A Capa #14; confira na íntegra