in

Livro “Batons, Assassinatos e Profetas” retrata mundo trans da Turquia

Se os últimos romances gays nacionais têm pecado pelo excesso de discurso e higienismo, eis que a editora Rocco nos presenteia com um excelente livro: "Batons, Assassinatos e Profetas", do escritor turco Mehmet Murat Somer.

O ponto de partida da história se dá quando a protagonista, uma travesti que à noite gerencia uma boate e de dia trabalha como webmaster, vai tomar o seu café da manhã e resolve ler o jornal. Nesse momento, ela se depara com a notícia de uma travesti assassinada. Se choca, mas lamenta que nada será feito. Como em outras vezes, a polícia arquivará o caso.

Mas as coisas mudam de rumo quando outros crimes envolvendo travestis começam a ocorrer com tempo curto de um assassinato para outro, e um fato chama a atenção da protagonista: todas as travestis assassinadas foram batizadas com nomes de profetas do Alcorão. A partir dos fatos coincidentes, a travesti do romance começa a investigar os crimes e acredita que se trata de um serial killer. A noite gay turca passa a conviver com um espectro.

A leitura de "Batons…" é fácil. A escrita de Mehmet é ágil e em gande parte construída em cima de cores e sensações. Muitos momentos do romance parecem prontos para uma tela de cinema. Chega a tirar o fôlego. Outro ponto alto da obra é que não há vitimismo gay, coisa comum em recentes obras gays brasileiras. As aventuras sexuais da protagonista são tratadas de forma natural, assim como todo o ambiente trans da Turquia.

Salta aos olhos a excelente tradução que o livro recebeu pelas mãos da editora Rocco. Gírias contemporâneas do mundo gay e as personagens travestis tratadas no feminino, algo muito raro tanto no jornalismo quanto na literatura. Fica claro, também, que tanto o escritor turco quanto o tradutor revelam intimidade com o mundo gay, e isso se traduz na verossimilhança que a obra passa ao leitor.

No exterior, o livro tem sido comparado a filmes de Pedro Almodóvar. Talvez seja exatamente pelo fato de ambos autores falarem de um mundo com conhecimento de causa e não tratá-lo de forma caricata.

Serviço:
"Batons, Assassinatos e Profetas"
Autor: Mehmet Murat Somer
Editora: Rocco
Preço: R$ 39

Vereador Carlos Apolinário critica distribuição de gel lubrificante durante Parada Gay

Psicólogo Pedrosa Responde: Tenho medo de me perseguirem por ser gay. O que faço?