A história infantil And Tango Makes Trhree, que fala sobre um casal de pinguins gays, foi retirada de circulação pelas autoridades de Cingapura nesta semana e gerou a revolta de ativistas LGBT.
Segundo o jornal O Globo desta quinta-feira (10), um leitor se deparou com a obra e comunicou o Painel Nacional de Bibliotecas para que elas fossem retiradas. O poder público asiático, que proíbe por lei a união civil entre pessoas do mesmo sexo, acatou o pedido.
Além do livro de Tango , que é baseado no caso real de dois pinguis machos que se conhecerem no zoológico do Central Park, em Nova York, outra obra foi banida. Trata-se de The White Swan Express, que aborda a relação de duas lésbicas que lutam para adotar um filho na China.
Diante do caso, organizações em prol das uniões gays e ativistas lançaram uma carta aberta e alegam que a ação do governo foi uma censura. O documento já traz mais de cinco mil assinaturas.
O governo informou que adota "uma abordagem pró-família e cautelosa na identificação de títulos para nossos jovens visitantes", informou. Vale lembrar que no início do ano, uma marcha em prol dos direitos LGBT foi rechaçada com violência.