in

Luta contra a Aids

O Cabeleireiros Contra a Aids, projeto internacional desenvolvido pela UNESCO e L´Oréal, lança no próximo dia 30 de outubro um calendário de parede cuja venda será revertida para a Sociedade Viva Cazuza. A peça, que mede 30×30 cm e traz 12 fotos de artistas brasileiros assinadas por fotógrafos de moda, poderá ser comprada por apenas R$ 10 em mais de 200 salões de beleza do país. A cada mês haverá mensagens de prevenção ao HIV/Aids.

Entre os artistas participantes estão Taís Araújo, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Christiane Torloni, Isis Valverde, Sabrina Sato, Carmo Dalla Vecchia, Juliana Silveira, Fernanda Machado, Sheron Menezes, Toni Garrido e Mônica Martelli. O único elemento que se repete nas 12 fotos é a camiseta criada pelo estilista Carlos Tufvesson exclusivamente para o calendário. A camiseta destaca a frase “Quem cuida da beleza, cuida da saúde”, slogan do projeto Cabeleireiros Contra a Aids.

O fotógrafo Murillo Meirelles optou por usar diversas camisetas formando um turbante em Taís Araújo. A atriz Giovanna Antonelli pediu para usar asas de anjo em sua foto, assinada por Fernando Torquatto. Já Deborah Secco aparece em um cenário de plástico. O renascentista Botticelli foi inspiração para Marcelo Faustini, que criou uma imagem onírica para sua musa, Fernanda Machado.

Ao criar a camiseta, o estilista Carlos Tufvesson fez questão de dar destaque ao símbolo do laço vermelho, que no projeto Cabeleireiros Contra Aids aparece em formato de mecha de cabelo. “Acho importantíssimo ligar beleza à saúde. Isso tira um estigma que esta epidemia sempre teve e ao mesmo tempo informa”, diz Tufvesson.

Austin Drage

Famosos ilustram calendário beneficente em favor da luta contra a AIDS