Para conquistar o cenário musical independente são necessárias boas doses de ousadia e atitude. E isso a banda cearense Mafalda Morfina tem de sobra.
Surgida em 2004, a Mafalda é composta por Luciana Lívia (voz/violão), Brenow (bateria), Pedro Mafalda (guitarra), Carla Keyse (contrabaixo/backing vocals) e Felipe Salt (guitarra/teclado/backing vocals). Quatro instrumentistas autênticos que, aliados a uma vocalista talentosa, já vêm se destacando nas principais capitais nordestinas com críticas pra lá de entusiasmadas.
Em 2008, a banda prepara-se para lançar seu primeiro CD, “Sonhos Contrários”, cuja música homônima de trabalho é uma amostra sincera da mistura criativa de seus integrantes. Em entrevista ao Dykerama.com, a vocalista e compositora Luciana Lívia, 22, fala sobre os próximos passos da Mafalda e defende que tanto sucesso só foi possível graças ao respeito pela igualdade de gênero e diversidade sexual. Confira.
Dykerama.com – Quando e como surgiu a banda?
Luciana Lívia: Na verdade, a Mafalda Morfina surgiu de derivações de outras bandas que tive. Sempre quis uma banda composta por homens e mulheres, levada pela ideologia da igualdade. Eu tinha essa idéia fixa na cabeça, principalmente na figura de uma garota baixista. Então em agosto de 2003 coloquei verdadeiramente em prática esse sonho, buscando a formação tida por mim como ideal. Encontrei a baixista Carla Keyse numa partida de futsal na faculdade; o Pedro “Mafalda” respondeu um anúncio que eu havia publicado na internet; o batera Brenow foi trazido por um grande amigo que tocou guitarra com a gente no início da banda e o Felipe Salt eu já conhecia, pois ele também toca na banda do meu pai (a Salt – cover do Raul Seixas). Em janeiro de 2004 batizamos o grupo como Mafalda Morfina.
Dykerama.com – Como vocês definem o som que fazem?
Luciana: Um “pop rock´n´roll” universal! Em nossa sonoridade podemos destacar: riffs marcantes de guitarra, criativas linhas de baixo, timbre vocal forte e personalidade ímpar, sutis bases eletrônicas e um incrível apelo pop.
Dykerama.com – Qual é a participação de vocês na cena independente do Nordeste? Pretendem fazer shows por aqui em breve?
Luciana: Poderia dizer que bem ativa. Apesar de ainda não termos tocado em todas as capitais nordestinas, temos um grande destaque no Ceará (nosso Estado) e cidades como Natal, Recife e João Pessoa. Sempre corremos atrás de festivais e espaços para tocar, não só no Nordeste, mas em todo Brasil, e como 2008 é o ano de lançamento de nosso 1º CD oficial pretendemos tocar brevemente em SP sim!
Dykerama.com – Quais são as principais referências musicais da Mafalda Morfina?
Luciana: As influências são bem variadas. Vai de Cássia Eller a Blink 182, passando por Raul Seixas, Rita Lee, Guns´s n´ Roses, Madonna, Michael Jackson, No Doubt, Rush… e por aí vai.
Dykerama.com – Vocês possuem alguma identificação gay no seu repertório ou no estilo da banda?
Luciana: Sim, como falei anteriormente procuramos manter uma ideologia de igualdade para nossos fãs. O público que estamos conquistando é composto por pessoas de todas as orientações sexuais e essa é a idéia que nossas músicas e nosso estilo defendem. Nossa função enquanto artista é mais que simplesmente tocar ou cantar, é unir todas as pessoas nessa energia de igualdade e atitude!
Dykerama.com – Conte um pouco sobre o lançamento do primeiro CD. Como ele será composto?
Luciana: O lançamento desse 1º CD está sendo bem aguardado, afinal foram 2 anos de produção e gravação, para que tudo saísse perfeito. Agora estamos na reta final de mixagem e masterização. Ele vai se chamar “Sonhos Contrários” e terá 11 faixas. Um ponto forte desse CD também será sua arte gráfica, todos os detalhes estão sendo bem trabalhados, e já posso adiantar que trará muito surrealismo e fantasia.
Dykerama.com – Pode nos adiantar um pouquinho dos planos da Mafalda Morfina em 2008?
Luciana: Bem, esperamos que 2008 seja o nosso ano! Junto com o CD iremos lançar também nosso 1º clipe da música de trabalho “Sonhos Contrários”. Vamos expandir nossas fronteiras e conquistar cada vez mais fãs! Enfim, 2008 promete muito trabalho e ao mesmo tempo muito reconhecimento! Aguardem notícias nossas 😉
Acompanhe o trabalho da banda nos links:
MYSPACE
http://myspace.com/bandamafaldamorfina