in

Mais de 40 Ongs querem se filiar à ABGLT

Às 18h30 desta sexta-feira foi realizada reunião preparatória do III Congresso da Associação Brasileira de Gays, Lesbicas,  Travestis e Transexuais (ABGLT) para tratar do que irá acontecer nos próximos dias. Entre as principais questões está a entrega do Prêmio de Direitos Humanos. A eleição para cargos vacantes (pessoas da executiva que deixaram seus cargos para assumir outros postos de trabalhos fora da entidade) foi motivo de polêmica.

A diretoria da ABGLT sugeriu a não realização de uma eleição, pois, daqui a cinco meses haverá votação para a troca de toda a diretoria. "Até a pessoa tomar pé de tudo, já acabou a gestão", justificou Clovis Arantes, do grupo Livremente. A proposta não obteve consenso. Ficou decido que haverá eleição, pois alguns grupos alegaram que se concordassem com isso estariam compactuando com uma "eleição biônica".

Em seguida, o presidente da ABGLT, Toni Reis, leu para todos os presentes os nomes das 42 Ongs que desejam se filiar à associação. Entre elas, algumas conhecidas: Corsa, Casarão Brasil, Cellos de Minas Gerais e outros. Toni Reis atentou para o fato de 21 estarem "com os documentos ok e as outras 21 com a documentação incompleta". A sessão para aceitar ou não os grupos acontece amanha. A entidade que congrega grupos gays de todo o país conta hoje com 203 Ongs em sua rede. Do total, 141 tratam de questões LGBT. As restantes atuam em prevenção ao HIV/Aids e Direitos Humanos.

A pauta seguinte da reunião foi a entrega do Premio Direitos Humanos da ABGLT. Entre os homenageados está o antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, a senadora Fátima Cleide (PT-RO), a Advocacia Geral da Uniao (AGU) e o Conselho Federal de Psicologia. Toni Reis lembrou que cinco ministérios estarão no evento neste sábado. "A governadora de Belem já confirmou presença e gente, será uma cerimônia rápida, para depois ter um jantar especial", anunciou Reis.

Para encerrar o debate de forma bem humorada, Toni pediu a todos que se levantassem e desse um abraço coletivo. "Aqui não é para ter divisão", explicou. Um grande abraço coletivo foi realizado. Por conta do cansaço o encontro de jovens foi cancelado para o sábado (18/04). Todos foram para janta.

Aos presentes foi oferecido peixe cação, strogonoffe de carne, salada de tomate e pepino, suco de acerola. Para quem quisesse se refrescar do clima calorento de Belém, que finalmente parou com a chuva, serviu-se de cerveja Serpa, a predileta dos moradores do Pará.

Eterno apaixonado

Concurso premia a melhor frase sobre diversidade