Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Manifestantes GLBT realizam vigília contra a visita do Papa em SP

Com velas nas cores do arco-íris e triângulos rosa no peito, um grupo de aproximadamente 50 manifestantes GLBTs fizeram vigília contra a visita do Papa Bento 16 ao Brasil, na Praça da República, em São Paulo, na noite dessa quarta-feira 9. Organizada pelo Fórum Paulista GLBTT e com apoio da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros), o manifesto tinha o intuito de garantir um estado laico.

Para Beto de Jesus, representante da ILGA (Associação Internacional de Lésbicas e Gays, na sigla em inglês), é necessário a defesa do Estado Laico para garantir os direitos da comunidade GLBT. “Esse Papa vem falar contra nós. Falar que não somos humanos.  Somos uma voz dissonante, nem todos são iguais. Queremos uma sociedade igualitária e fraterna”.

Portando cartazes de "Chega de hipocrisia! Camisinha é Saúde" e usando chapéus de camisinha, os manifestantes também se posionavam contra outros dogmas da igreja católica, como a proibição do aborto. “Estamos defendendo o direito das mulheres ao aborto, sim! Estamos defendendo as células troncos, sim! O direito aos homossexuais ao matrimônio”, completou Beto de Jesus.

“Estamos aqui hoje para marcar a defesa do Estado Laico com a chegada do Bento 16 ao Brasil. Queremos ser respeitados. Queremos uma lei que puna crime de ódio. Queremos ter direito a união civil”, ressaltou Julian Rodrigues, do diretório GLBTT do PT.

Apesar do frio de 10ºC, os organizadores consideravam positiva a “Vigília pelo Estado Laico e contra a Homofobia”. “Marcamos mais um momento. Demos mais uma demonstração de que queremos ser cidadãs e cidadãos plenos, sem restrições em nossos direitos civis. E queremos que o Estado democrático nos proteja do preconceito e do ódio”, afirmou Julian.

Sair da versão mobile