Com o apoio dos evangélicos do Senado Federal, o senador Gim Argelo (PTB-DF) encaminhou nesta quinta-feira (6) um requerimento para que o PLC 122 fosse transferido do CDH (Centro de Direitos Humanos) para a Comissão de Ação Social (CAS). O ato foi anunciado pelo senador e presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), durante reunião da comissão.
“Foi uma manobra, um golpe para tirar o PLC 122/06 da CDH, a fim de desqualificá-lo. O mérito do projeto é justamente a questão dos direitos humanos”, disse inconformada a senadora Fátima Cleide. Patrícia Saboyay, presidente da Comissão de Ação Social (PDT-CE), também senadora, apoiou e criticou juntamente a ação dos opositores e garantiu que batalhará para que o requerimento não seja aprovado, e que caso obtenham êxito na solicitação, tentará que seja aprovado rapidamente.
Em acordo firmado na mesma reunião, decidiu-se que Fátima Cleide irá apresentar e ler o relatório na primeira sessão da CDH de 2008. Sobretudo, o grande problema é que a votação de mudança do projeto poderá acontecer ainda nesta semana. Para tentar impedir, recomenda-se que as pessoas favoráveis à criminalização da homofobia entrem em contato rapidamente com os senadores.
Quem quiser participar desta aprovação deve entrar em contato pelo telefone 0800 612 211 ou acessar www.senado.gov.br, onde há uma lista com e-mail de todos os senadores.