Como parte das comemorações de seus 30 anos, a ILGA (International Gay and Lesbian Association) publica nesta semana a versão 2008 do mapa mundial dos direitos GLBT.
O importante documento, único do gênero, mapeia os países que possuem leis que garantem direitos à comunidade GLBT e também aqueles que ainda discriminam os homossexuais. São informações importantes para entender o atual panorama dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais no mundo.
O mapa relembra, por exemplo, que 7 países aplicam a pena de morte como punição aos homossexuais. Em outros 76 países, GLBT são punidos com prisão. Felizmente, 49 países e 33 entidades têm leis anti-discriminação, e entre eles 19 reconhecem o registro de uniões do mesmo sexo.
O projeto do mapa mundial foi coordenado por Juris Lavrikovs (ILGA – Europa) e Stephen Barris (ILGA). O mapa foi originalmente desenhado por Philippe Mouche para a revista francesa Têtu e ILGA. Os dados apresentados no documento são baseados no “Homofobia sancionada pelo Estado: um estudo de leis que proíbem atos sexuais consentidos entre adultos do mesmo sexo”, um relatório da ILGA de autoria de Daniel Otosson.
Para ver o mapa ampliado clique aqui.