Acontece nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, a Marcha LAC PRIDE, como parte da programação da V Conferência da Ilga-Lac, em Curitiba (PR). A concentração está marcada para 11h na Praça Santos Andrade, e o trajeto será via Rua XV de Novembro e Travessa Senador Alencar Guimarães, chegando na Praça Rui Barbosa.
Para Marcelle Esteves, coordenadora do Projeto Laços e Acasos, do Grupo Arco-Íris (RJ), mais do que dar visibilidade, gritar pelos nossos direitos, é importante que a sociedade perceba que fazemos parte dela, e que reconheça o papel das pessoas LGBT. “Chega de fechar os olhos e fazer de conta que não existimos, e chega de migalhas de cidadania para nos adular. Não queremos migalhas, queremos cidadania plena.”
Sirlene Cândido, do União pela Vida do PR, acha que é um momento de visibilizar o movimento LGBT na América Latina e Caribe, dizer por que viemos até Curitiba. “Queremos que os direitos de LGBTIs saiam do papel e comecem a acontecer cada vez mais na prática”.
Sobre a Conferência
A V Conferência da Ilga na região da América Latina e do Caribe segue até o próximo dia 30 de janeiro.
A Ilga – Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersex – é uma federação mundial que congrega grupos locais e nacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas trans e intersex (LGBTI) em todo o mundo.
Fundada em 1978, a Ilga reúne entre seus membros mais de 670 organizações, entre pequenas coletividades e grupos nacionais, representando, assim, mais de 110 países, oriundos de todos os continentes.
Atualmente, a Ilga é a única federação internacional a reunir ONGs e entidades sem fins lucrativos que concentra a sua atuação, em nível global, na luta pelo fim da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
A V Conferência da Ilga-Lac e demais eventos pré-Conferência têm como objetivo definir estratégias de promoção dos direitos humanos, da cidadania, da saúde e da cultura de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex na região da América Latina e do Caribe para o biênio 2010-2012, bem como eleger os/as Secretários/as Regionais e Sub-regionais da Ilga.